Páginas

TODO DIA É DIA DE ESTRÉIA...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Homem?Não! Apenas uma nuvem com calças.




" Veja a música, escute a dança. Coreografia poderá ser somente o resultado da música."

"Somos a Maioria silenciosa, somente dançamos. Eu sou silêncio, fui feito para ver movimento e ouvir sons; Dança é o Corpo no seu movimento máximo, se você usa a música como um acompanhamento então você não a ouve.
Coreografia só pode ser o resultado da música. "

Esses são depoimentos de George Balanchine, nasceu na Rússia em 1904 e faleceu nos U.S.A em 1983. Criou suas primeiras obras no fim da era dos balés russos, de Diaghilev. Influênciou toda uma geração de coreógrafos, incluindo os de tendência contemporânea. Seu destaque dos demais bailarinos e coreógrafos vinha da sua extrema musicalidade e ritmo. Balanchine também era músico.

Um gênio que adaptou o ballet clássico e deu a ele seus movimentos, e uma estética de acordo ao momento em que viveu. Características coreográficas magníficas e de grande personalidade.
Mas o que me inspira nesse grande mestre é a sua relação com a música, que nos dias de hoje pouco encontramos. O que faz uma coreografia se diferenciar das demais, são os movimentos plenamente encaixados dentro da música, o porque de cada toque, cada gesto, de forma genuína e forte, onde música e dança são únicas, iguais.

Minha admiração e respeito a esse gênio das artes, que cumpriu sua missão entre nós deixando grandes ensinamentos e obras imortais.




2 comentários:

  1. feito de silêncio, o quanto a dança precisa de homens assim nos dias atuais, não somente na dança mas em todas as artes.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Muito Obrigada pelos comentários. =D

    ResponderExcluir